terça-feira, 11 de novembro de 2008

Selos Maçônicos

O Dia do Maçom
Em junho de 1957, em Belém do Pára , realizou-se a V Mesa Redonda Da Maçonaria Simbólica Regular do Brasil. Neste conclave, sob a proposição da Grande Loja de Santa Catarina é instituido o DIA DO MAÇOM, sendo escolhido para a data o dia 20 de agosto, "in memorian" ao dia 20 de agosto de 1822, quando em reunião conjunta das Lojas "Comércio das Artes", "União e Tranqüilidade" e "Esperança de Niteroi", Gonçalves Ledo em um vibrante discurso, ter feito sentir a necessidade de ser proclamada a Indepência do Brasil.
Selos Maçônicos
A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos lançou no dia 20 de agosto de 2004, no saguão da Fundação de Desenvolvimento Cultural (Fundec), uma quadra de selos em homenagem à maçonaria e ao Dia do Maçom, com uma tiragem de 3.200.016 selos, com arte de João Guilherme. O lançamento foi feito em conjunto com o Conselho Maçônico de Sorocaba e Votorantim e o Club Philatelico Sorocabano, simultaneamente com o Senado Federal, em Brasília. Em comemoração ao evento também foram confeccionados envelopes e cartões postais oficiais.
Segundo Laelso Rodrigues, Grão-Mestre Geral do Grande Oriente do Brasil, os selos divulgam os mais relevantes princípios e fundamentos da maçonaria, como o de orientar no caminho da vida, animar e sustentar o homem em todas as dificuldades e adornar as ações, o caráter e o espírito do maçom.
A quadra que será lançada hoje é composta dos seguintes selos: o primeiro focaliza as colunas "Sabedoria, Força e Beleza". A Sabedoria, que orienta no caminho da vida, a Força, que anima e sustenta o homem em todas as dificuldades, e a Beleza que adorna as ações, o caráter e o espírito do maçom.
O segundo selo, "Desbastando a Pedra Bruta", representa o Emblema do Aprendiz, ao qual cabe a obrigação de desvencilhar-se dos defeitos e das paixões, para poder trabalhar na construção moral da humanidade, que é a verdadeira obra da maçonaria.
O terceiro focaliza a "Escada de Jacó", que simboliza a escala da hierarquia maçônica, na qual ascendem aqueles que pela fé e pelo esforço, tiverem conseguido transformar a pedra bruta em pedra polida, apta à construção da vida.
Por fim, o "Esquadro, o Nível e o Prumo" simbolizam as ferramentas utilizadas pelos maçons na construção da Ordem. O nível e o prumo se completam para mostrar que o maçom nivela todos os homens e cultua a retidão, não se deixando pender por interesses particulares, desvinculados dos princípios da igualdade.
"O valor do selo postal como veículo de divulgação cultural conduziu à prática da filatelia maçônica, por volta dos anos 50, fato que levou à fundação do Clube Filatélico Maçônico do Brasil, em 1972, seguido por outros, bem como à realização de inúmeras exposições filatélicas sobre esse importante tema, contribuindo imensuravelmente para a difusão dos princípios da maçonaria no mundo", lembra Laelso Rodrigues.


Selos Emitidos em alusão à Maçonaria


Em 06 de abril de 1988, por ocasião do sesquicentenário da morte de Jose Bonifácio de Andrada e Silva, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, lançou o selo e envelope abaixo, que foram desenhados pelo artista Ivan Wasth Rodrigues.
No edital n° 6 de 1988, consta a seguinte descrição sobre o selo:
O selo mostra a figura de José Bonifácio de Andrada e Silva, O Patriarca da Independência, com elementos que o identificam: o brasão de armas do Brasil independente, envolvido pela cruz da Ordem de Cristo, o martelete e o minério do mestre da mineralogia e, ainda, a faixa, o avental e o emblema maçônico para lembrar o Grão-Mestre de maçonaria. O artista fez o retrato a bico-de-pena e aquarela inspirando-se em uma gravura e uma litografia da época.

Selo emitido em 18 de julho de 1977, por ocasião da 50º da fundação das Grandes Lojas Brasileiras (Grande Loja da Bahia nº 1, fundada em 22.05.1927; Grande Loja do Rio de Janeiro nº 2, fundada em 24.06.1927; e Grande Loja do Estado de São Paulo nº 3, fundada em 15.07.1927), o desenho é do artista Julio P. Guimarães.



Selo emitido em 20 de agosto de 1992 (Dia Nacional do Maçom), em homenagem ao Grande Oriente do Brasil, o desenho é da artista Lucia T. V. Ramos. Do lado esquerdo esta o Esquadro e Compasso, símbolos universais da maçonaria. Do lado direito esta a maquete do Palácio Maçônico do Grande Oriente do Brasil (Brasília/DF.), que foi inaugurado em 04 de dezembro de 1992, ocasião em que era Grão-Mestre Geral o Irmão Jair Assis Ribeiro.


A Empresa Brasileira de Correios ECT, emitiu vários selos, carimbos e envelopes alusivos a maçonaria, como foi visto acima. Também emitiu selos sobre personalidades que foram maçons, dos quais o irmão Kurt Prober publicou o Catálogo dos Selos de Maçons Brasileiro em 1984, por ocasião do 1º Congresso Maçônico do Rio de Janeiro do GOERJ. Grande parte desta coleção foi anteriormente publicada no boletim O Aprendiz da Loja Duque de Caxias nº 70 de São Vicente - S.P.

***